EDUCAÇÃO FÍSICA COMO EDUCAÇÃO PARA O LAZER


INTRODUÇÃO



A Escola é pilar básico na sociedade, primordial para a formação de indivíduos e da própria comunidade em que se integram. A Escola representa o espaço onde se criam condições para promover, de modo organizado, as aquisições consideradas fundamentais para o desenvolvimento
 do homem. 

Por muito tempo as pessoas buscavam o crescimento por meio da educação e do trabalho, mas ignoravam, e muitos ainda ignoram, o lazer como agente do processo de crescimento; e ainda separam, de forma clara, a educação do trabalho e do lazer; separam estes três fatores que deveriam ser entendidos em conjunto. O indivíduo deve buscar a harmonia entre o saber (educação), o fazer (trabalho) e o lazer (sentir).
O lazer é uma das possibilidades de educação tanto na área da Educação Física como em todas as outras disciplinas, não sendo propriedade exclusiva de nenhuma delas. Mas, na atual forma de organização dos saberes e práticas escolares são a Educação Física e a Educação Artística aquelas que possuem uma relação mais direta com o lazer.

O termo lazer surgiu na era industrial, a partir de 1850 na Europa, quando os trabalhadores deixam a vida no campo, onde trabalho e lazer se confundiam, e vão para as cidades, necessitando de uma atividade fora do contexto do trabalho para poder repor suas energias. Mas esse tempo era visto como problema para a burguesia, pois ele poderia se tornar um espaço de degradação social e moral dos operários, além de possibilitar a mobilização política. Assim surge a necessidade de criação de uma atividade fora do âmbito do trabalho. O lazer estabelece, então, forte relação com o tempo de não-trabalho, correndo o risco de ser considerado apenas uma atividade de ocupar ou passar o tempo.

Para Marcellino (1990) lazer é mais que um “passatempo”, “é a cultura vivenciada (praticada ou fruída) no tempo disponível com ligação no trabalho e nas obrigações da vida social não se busca, pelo menos fundamentalmente, outra recompensa além da satisfação provocada pela situação”. O autor nos fala em tempo disponível, que não é apenas o tempo fora do trabalho, mas sim fora de todas suas obrigações sociais, familiares e religiosas. Podemos, então, concluir que “o tempo disponível pode constituir possibilidade de viver experiências que o ser humano cria e recria historicamente, as quais são permeadas de sentidos, significados e símbolos".
Outro problema circunda o lazer: a classe econômica. O fator econômico influencia de maneira considerável o acesso ao lazer. Marcellino (1983) acredita que o fator econômico é determinante até mesmo na distribuição do tempo disponível entre as classes sociais. Mas esse fator não é suficiente para garantir que o lazer seja usufruído da melhor forma. 

É nesse momento que a educação pode contribuir, tentando minimizar as barreiras existentes para a vivência do lazer. A educação para o lazer pode ser uma ação construída na escola, baseada na valorização e criação cultural e na construção de atitudes que enfatizem as subjetividades, as relações humanas e o questionamento da realidade, possibilitando ao aluno vivenciar o lazer de forma mais ampla. Mas a realidade não nos mostra isso. Além da falta de compreensão do assunto, faltam ainda espaços, horários e profissionais para a prática do lazer. A escola pouco pensa neste assunto. São mínimos os momentos em que o lazer é vivenciado na escola: na hora do recreio, nas festas comemorativas (encerramentos, batismos, etc), mas estas, às vezes, têm outros objetivos, fugindo do aspecto lazer, e, para alguns, nas aulas de Educação Física. Essa realidade precisa tomar novos rumos.

Educação é o ato de educar, instruir, moldar, disciplinar. ... No sentido técnico, a educação é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor se integrar na sociedade ou no seu próprio grupo. Para melhor assimilação da educação é necessario seguir um conjunto de factores que contribuem para facilitar a mesma, e entre estes factores encontramos o lazer.

As práticas do lazer levam o sujeito à liberdade, prazer, satisfação, alegria, aprendizagem, e que favorecem seu desenvolvimento integral. É necessário que a importância do lazer seja estimulada, tanto por educadores, como pelos órgãos públicos, atingindo governos, comunais, municipáis, e provincíais, se estendendo a toda camada da população, não sendo este privilégio de alguns, pois o lazer coloca o indivíduo em contato consigo mesmo, satisfazendo suas necessidades pessoais e/ou sociais, em busca de uma auto-realização. Para alcançar a auto-realização o indivíduo deve ter conhecimento de determinadas atitudes, pois são elas que o tornam alguém de valor. Atitudes como respeitar a todos, cooperar com os próximos, agir de acordo com seus valores, ser íntegro, ter consciência ambiental, saber semear e cultivar amizades, ser solidário, entre outros, são fundamentais para uma formação ideal dos alunos. Tais atitudes podem ser trabalhadas facilmente através do lazer, pois este só existe se tais atitudes existirem. Sendo assim, a Educação Física, e todos outros componentes curriculares da escola, devem educar seus alunos para o Lazer, não só no que diz respeito ao procedimento, mas também no aspecto atitude, para que todos compreendam o que o termo quer dizer. 
O Professor de Educação Física tem um papel fundamental na educação para o lazer, pois propicia aos alunos vivências corporais e culturais constantemente em suas aulas, constrói ações coletivas dos alunos e possibilita que os alunos façam um diálogo entre escola e sociedade. 

 

PRATICA DO LAZER

DESENVOLVIMENTO


O lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou, ainda para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais\.

O lazer se traduz por uma dimensão privilegiada da expressão humana dentro de um tempo conquistado, materializado através de uma experiência pessoal criativa, de prazer e que não se repete no tempo/espaço, cujo eixo principal é a ludicidade. Ela é enriquecida pelo seu potencial socializador e determinada, predominantemente, por uma grande motivação intrínseca e realizada dentro de um contexto marcado pela percepção de liberdade. É feita por amor, pode transcender a existência e, muitas vezes, chega a aproximar-se de um ato de fé. Sua vivência está relacionada diretamente às oportunidades de acesso aos bens culturais, os quais são determinados, via de regra, por fatores sócio-político-econômico e influenciados por fatores ambientais.

É tarefa da escola proporcionar aos alunos conhecimentos e oportunidades para que eles possam viver, conviver e trabalhar, dando sentido às suas vidas. E hoje em dia, é importante associar essas diretrizes a uma educação para o lazer.

Requixa (1980) defende que nada seria mais adequado que considerar a importância do aproveitamento das ocupações de lazer como instrumentos auxiliares da educação. Argumenta que o indivíduo, ao participar em atividades de lazer, desenvolve-se quer individualmente, quer socialmente, condições estas indispensáveis para garantir o seu bem-estar e participação mais ativa no atendimento de necessidades e aspirações de ordem individual, familiar, cultural e comunitária. Acredita-se que as atividades de lazer no contexto escolar facultam, entre outros aspectos, o bem-estar psicológico e o desenvolvimento pessoal dos indivíduos que nelas participam.

Estudar o lazer é estudar suas possibilidades de inserção no meio social, em uma sociedade que vive demarcada por traços de violência e desrespeito, onde os sujeitos vivem cada vez mais suas individualidades e deixam de se preocupar com a vida social, em coletivo, quando muitos valores estão sendo subvertidos.

A maioria das pessoas esquece o verdadeiro sentido do lazer, dando importância apenas a eventos ditos “da moda”, numa sociedade que vive marcada por inovações tecnológicas que interferem diretamente nos hábitos de vida vivenciados nos momentos livres, ou seja, nas horas de não trabalho.

O lazer é um conceito complexo de ser definido no campo científico. Para muitos autores, o lazer surge desde a Antiguidade, com jogos e brincadeiras. Entretanto, outros autores afirmam que o lazer é fruto da sociedade moderna, após Revolução Industrial, pois suas características são permeadas por conceitos e significados advindos do contexto de dualidade: tempo livre e tempo de trabalho. O lazer precisa ser entendido como um tempo que pode ser privilegiado para vivência de valores que contribuam para mudanças de ordem moral e cultural, necessárias para solapar a estrutura social vigente.

Como fruto de uma sociedade capitalista, o lazer é muitas vezes visto como o consumo de atividades para divertimento e recreação, nesse sentido acaba sendo excludente e não democrático, pois se torna acessível apenas a uma parcela da população que tem condições financeiras para tal.

Nesse sentido, as atividades de lazer culturais e educacionais estão sendo cada vez menos praticadas. Uma parcela da sociedade não valoriza o que é parte de sua cultura, passa a valorizar o novo, dando maior ênfase a produtos “ditos da moda”. Dessa forma, o estudo acerca dessa temática se torna necessário, diante de uma sociedade marcada por inovações tecnológicas que não enxergam a cultura como possibilidade de mudanças e perspectivas educacionais. O lazer visto de um enfoque educacional pode ser adquirido em pequenas atividades e fazer parte de uma metodologia de trabalho. Democratizá-lo é dar oportunidades para sua inserção no meio social, é investigar possíveis espaços para sua vivência, discutir o papel da sociedade e dos poderes públicos nessa democratização.

 



Embora o conceito da instituição escola esteja se alterando nas últimas décadas, ele esteve, até agora, atrelado à produção e à reprodução da cultura e do trabalho. Contudo, falta neste sentido, espaço para o lazer. Essa falta não se restringe às discussões sobre sua importância, mas se confunde com a falta de espaços, horários, contingente humano, enfim, resume o que a escola pensa sobre o lazer: nada ou quase nada. Poucos são os momentos que o tema é trabalhado na escola, seja na esfera política ou social. Nesse sentido, acredita-se que os alunos necessitam de uma maior discussão acerca desse direito.

Assim, a Educação Física escolar dá oportunidade para que esse quadro possa ser gradativamente revertido, pois em seus conteúdos possibilitam um maior enfoque dessas atividades, eles são elaborados tendo em vista uma sociedade que necessita resgatar padrões culturais, sociais e éticos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais apontam a importância de educar para o lazer, de questionar e de lutar por melhores condições de vida. Portanto, o tema deve ser trabalhado nas aulas de Educação Física possibilitando uma democratização de acesso às vivências de lazer para todos.

Na realidade educacional existente é importante ressaltar que as aulas de Educação Física escolar têm como função proporcionar a ampliação da cultura corporal do movimento humano, e por meio disto, contribuir para a formação de um sujeito crítico e autônomo na sociedade. Se isso for analisado no âmbito do lazer, proporcionará uma análise crítica das políticas públicas na área, possibilitando reivindicações e lutas por esses direitos que são de todos.

O que se observa na escola, hoje, é a cultura popular que tem se perdido no tempo; as festas, as brincadeiras as danças, enfim, momentos que fazem da atividade um espaço educativo prazeroso, pois é possível nessas práticas resgatar toda uma tradição que tem sido esquecida por boa parte dos professores que não dão a devida atenção a essas possibilidades.

A escola assume papel relevante no processo de democratização do lazer, pois possibilita ao aluno uma maior participação, tornando-o sujeito crítico e autônomo. A Educação Física escolar precisa estar pautada nessas diretrizes e, pronta para exercer uma de suas funções primordiais, o acesso às manifestações culturais, formando criticamente o sujeito capaz de perceber a democratização do lazer.

O lazer como prática educativa 

O lazer como prática educativa tem como uma de suas prioridades proporcionar o desenvolvimento humano integral. 

A educação pelo lazer é de extrema importância quando se busca o enriquecimento pessoal e social do indivíduo que proporcione um maior e melhor desenvolvimento humano.

Tratando-se do lazer como veículo de educação, é necessário considerar suas potencialidades para o desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos. Tanto cumprindo objetivos consumatórios, como o relaxamento e o prazer propiciados pela prática ou pela contemplação, quanto objetivos instrumentais, no sentido de contribuir para a compreensão da realidade, as atividades de lazer favorecem, a par do desenvolvimento pessoal, também o desenvolvimento social, pelo reconhecimento das responsabilidades sociais, a partir do aguçamento da sensibilidade ao nível pessoal, pelo incentivo ao auto-aperfeiçoamento, pelas oportunidades de contatos primários e de desenvolvimento de sentimentos de solidariedade


 

 

 



O papel do professor de Educação Física na prática educativa pelo lazer 

A educação Física é uma das áreas de conhecimento ligada ao estudo das atividades físicas, visando o aperfeiçoamento e desenvolvimento correto dos movimentos corporais e motores. Trabalha também no sentido terapêutico, na manutenção e reabilitação da saúde e ate mesmo para prevenir e evitar certos tipos de doenças.

A Educação Física enquanto componente curricular da Educação Básica deve assumir a tarefa de introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir do jogo, do esporte, das atividades rítmicas e dança, do lazer e das ginásticas e práticas de aptidão física, em benefício da qualidade da vida. 

O educador físico deve conhecer, dominar e produzir diferentes técnicas e instrumentos para atuar nos campos da prevenção e promoção da saúde. O lazer também faz parte de sua área de atuação no que diz respeito à formação cultural e à educação motora.

As relações entre a educação física/esporte e o lazer não são de fato recentes. Embora as atividades de lazer não se limitem a atividades físicas/esportivas, tais atividades ocupam papel de destaque entre o lazer da população nos dias de hoje, seja enquanto espetáculo a ser consumido, seja como prática usual. 

Assim, o educador físico pode, em nossas aulas, privilegiar os momentos para estimular os alunos a utilizarem a prática de atividades esportivas/físicas como alternativas viáveis em seus momentos de lazer. 

Acredita-se que ao demonstrar novas possibilidades de ocupação de seu tempo disponível, promove-se uma ação cultural, educando os alunos para melhor proveito do seu tempo de lazer e acreditando que tais momentos não têm somente uma ação compensatória, utilitarista, moralista ou romântica, mas que têm ligação direta com a formação de seres mais críticos e questionadores da estrutura social.

O professor de Educação física deve aproveitar suas aulas para estimular os alunos a utilizarem o esporte/atividades físicas em seus momentos de lazer, compreendendo a importância, desses momentos para sua vida; dar condições para que eles possam criticamente vivenciar (praticando ou desfrutando) atividades físicas/esportivas em seus momentos de lazer, além de incorporar elementos educativos do lazer, trabalhando na perspectiva da "pedagogia da animação". 

 

 
Para determinar qual a função do Professor de Educação Física há a necessidade de uma definição quanto ao que realmente ele é: educador, técnico, instrutor, psicomotricista, professor de física. Porém, independente de sua classificação, este deve ser uma pessoa altamente sociável, possuir elevado senso de humor, muita vivacidade e conhecer bem as atividades que vai dirigir.

Pode-se depreender pelas comparações entre os autores analisados e tendências, as mais variadas, da Educação Física Escolar, colocadas na pesquisa, que a compreensão do lazer precisa ser redimensionada, ampliando-se, de acordo com o significado do lazer para as atividades físico-esportivas na nossa sociedade, historicamente situada, de acordo com a teoria já acumulada pelos Estudos do Lazer. Isso ganha uma dimensão ainda maior pela importância do lazer como área de intervenção profissional, da Educação Física, no nosso país, em termos históricos, uma vez que os cursos de Educação Física, nos quais os autores também desenvolvem suas atividades formadoras, vêm formando uma quantidade significativa de profissionais na área e a reconhecem como tal. 

Ao lado do alargamento da compreensão do lazer, pela Educação Física Escolar, em conteúdos, em gêneros e níveis de atividade dessa expressão humana, é preciso que se destaque, com a necessária ênfase, o papel da Educação Física Escolar, em conjunto com as demais disciplinas curriculares, na Escola, sempre lembrando que as relações Lazer-Escola-processo educativo, caracterizam-se pela interdependência entre cada um desses elementos, considerados como pares, ou de forma encadeada. Nesse sentido merecem destaque seis itens, a serem considerados na relação Lazer e Educação Física, do ponto de vista da Educação, a partir da Educação Física Escolar, ou Educação Motora:

1-contribuição para a demonstração da importância do lazer, na nossa sociedade, como forma de expressão humana; 

2-iniciação aos conteúdos culturais físico desportivos; 

3-contribuição para que o aluno perceba a inter-relação entre os conteúdos físico desportivos e os demais conteúdos culturais; 

4-desenvolvimento desses conteúdos físicod desportivos não apenas como “prática”- o fazer, mas como conhecimento e apuração do gosto, contribuindo para a formação não só de praticantes, mas de espectadores ativos; 

5-partir do “nível” em que o aluno se encontra, respeitando sua cultura local, procurando promover esse “nível” de conformista, para crítico e criativo; 

6-trabalhar na metodologia de ensino, enquanto forma, incorporando ao máximo possível, o elemento lúdico da cultura, como componente do processo educacional.

Existe uma carta Internacional de Educação para o lazer cuja finalidade desta Carta é informar aos governos, às organizações não-governamentais e às instituições de ensino a respeito do significado e dos benefícios do lazer e da educação para e pelo lazer.

Exemplos de atividades de lazer

Um dos conceitos de lazer pode ser o de se praticar alguma atividade prazerosas durante um determinado tempo do dia. Essas atividades podem ser desde ler um livro, ver TV, ouvir uma música, até dançar… O importante é que se pratique uma atividade de lazer ao, dia. Já nas aulas de educação fisica estas actividades podem ser: um jogo tradicional, competições desportivas recreativas como Andebol, Voleibol, Basquetebol entre outros jogos.
A prática do lazer deve estar focada nestes princípios, tendo como um de suas conseqüências, a saúde física e mental. Os indivíduos devem estar atentos para suas possibilidades e buscá-las nos mais variados momentos de sua vida.

Na Educação Física os alunos têm essa oportunidade de descontração, desde que não fiquem soltos os objetivos. O professor, além da prática deve trabalhar o sentido do lazer mostrando aos seus alunos que eles têm o direito de usufruí-lo em suas vidas e o dever de cobrar e questionar quando não é oferecido. Dessa forma, o lazer não pode ser confundido apenas com a prática, ele precisa estar expresso em atitudes.

Sendo a Educação Física uma disciplina que trabalha com a cultura corporal do movimento, dá oportunidade aos alunos de participarem das diversas manifestações dessa cultura. Os professores precisam ter o maior cuidado na preparação de suas aulas para que eles não fiquem dispersos e confundam liberdade com libertinagem. O lazer pode se manifestar em um ambiente lúdico e privilegiado basta que esteja propício para isso.


CONCLUSÃO


O ato de refletir sobre o lazer é relevante, tanto pelo seu teor educativo proposto, quanto pelo seu aspecto político-social, propiciando efetiva interação em harmonia com a natureza e na intervenção no novo mundo social.

Como visto, trabalhar com lazer é uma forma rica de formar os alunos integralmente, tornando-os mais críticos, livres e conscientes. Além disso, as práticas de atividades sadias os atraem para atividades cooperativas, cobertas de atitudes dignas, ajudando na formação do seu caráter. 

A Educação Física tem importante papel nessa formação, pois possibilita atividades, cujos conteúdos propiciam inclusão de todos os alunos nas aulas, discussões sobre agressividade, respeito, timidez, egoísmo, preconceitos, amizades, meio-ambiente e diversos outros assuntos polêmicos que rodeiam nossa sociedade, e ainda discussões sobre a utilização dos conteúdos da Educação Física fora do âmbito escolar. Desta forma, o professor pode discutir com seus alunos aspectos importantes do lazer, contribuindo para vivências lúdicas cada vez mais freqüentes, dentro e fora da escola, e esses alunos, cada vez mais, compreenderão o aspecto atitude que há no lazer.

Diante dos estudos realizados sobre o entendimento da Educação Física acerca do lazer, podemos afirmar que se trata de uma área bastante necessitada. Faltam recursos materiais e financeiros, boa vontade por parte de alguns profissionais e do poder público em destinar suas verbas para esse fim.

A prática regular de atividades físicas e de lazer constitui um dos fatores indispensáveis para o indivíduo conservar corpo e mentes saudáveis, aumentar o potencial criativo e produtivo, melhorando assim, sua qualidade de vida. As atividades desenvolvidas nas aulas de Educação Física têm como finalidade permitir a todos os educandos a prática do lazer através da diversidade cultural existente, visando adquirir uma boa qualidade de vida, além de contribuir para a inclusão social. Lazer é um direito dos cidadãos e é um pré-requisito fundamental para uma vida saudável. Para grande parte das crianças e adolescentes o lazer é uma conquista, mas em Angola os adultos muitas vezes se esquecem desta parte importante da vida e dedicam-se demais as atividades produtivas, onde o trabalho, a realização ou a superposição de atividades remuneradas se tornam uma necessidade e vem em primeiro lugar.

Acreditamos que essa pesquisa não finaliza com os fatos aqui levantados, pois a partir dessa teremos uma nova visão acerca do lazer na Educação Física escolar e das políticas públicas para esse fim. Assim, pretendemos aprofundar o assunto em questão, construindo novos olhares a esse respeito.


CONSIDERAÇÕES FINAIS E RECOMENDAÇÕES

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A educação é hoje entendida como o grande veículo para o desenvolvimento, e o lazer, um excelente e suave instrumento para impulsionar o indivíduo a desenvolver-se, a aperfeiçoar-se, a ampliar os seus interesses e a sua esfera de responsabilidades.

Com base no que o nosso grupo pode aprender com esse trabalho listamos algumas recomendações que achamos importante para a aplicação do lazer na escola:

 È importante a integração (inclusão) de todos os alunos nas aulas de Educação Física para diversificação da cultura corporal;

 È importante todo professor reservar sempre um momento para o lazer em suas aulas;

 Os alunos devem respeitar os momentos de lazer nas aulas de Educação Física mesmo não estando de acordo;

 È importante o professor explicar os beneficios do lazer nas aulas para os alunos.




Por: Marcos David Serfaty 🙏

 

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